A APsi-UMinho venceu as Academias Gulbenkian do Conhecimento com o Projeto Clubes Comunitários!

Os Clubes Comunitários têm a CIM do Ave e a CIM do Vale do Cávado como parceiros e vão ser implementados em mais de uma dezena de escolas dos distritos de Braga e Vila Real. O projeto vai ser implementado nas cidades de Braga, Guimarães, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Vizela, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto.

Os Clubes Comunitários são uma estratégia de enriquecimento pessoal para os alunos do ensino secundário, assente na modalidade dos Clubes Escolares. No terreno, a coordenação vai estar a cargo dos psicólogos escolares em colaboração com os docentes e estudantes voluntários do 10º ano.

Cada Clube Comunitário reúne periodicamente para escolher e pensar em conjunto num problema real da comunidade, estudar soluções simples, levá-las à prática, angariando apoios, e avaliar e comunicar a experiência e resultados à comunidade. Reforça-se a cooperação, resolução de problemas, ligação à comunidade e os interesses vocacionais.

Os Clubes Comunitários convidam os alunos a seguir um modelo cíclico de atividade, o modelo IDEA-C, presencialmente ou totalmente ou parcialmente online, dado o contexto pandémico COVID-19, em que nos encontramos:

• Identificar e Isolar uma preocupação, na sua comunidade, que trabalharão no seu Clube, relacionada, por exemplo, com hábitos de vida saudáveis, autoestima, lidar e superar o insucesso, acessibilidade a recursos comunitários, preservação do ambiente, património, uso das TIC (pode envolver brainstorming e debate guiado);
  • Desenhar e Desenvolver uma ação de sensibilização sobre essa preocupação, com estudo, comunicação e envolvimento com a comunidade, identificação e escolha de parceiros e recursos (pode requerer o estudo de caso, visitas de estudo, leituras,..);
  • Envolver-se e Executar uma solução na comunidade (pode requerer visitas, simulações, conferências, lições, vídeos,..);
  • Avaliar e Analisar o sucesso, objetivos e a sua medida (requer debate guiado);
  • Comunicar e Compartilhar os seus resultados no Dia dos Clubes Comunitários e dimensionar o seu escalonamento futuro (elaboração de um poster e debate).

2 Thoughts on “Clubes Comunitários”

Comments are closed.