No contexto de pandemia de Covid-19 e face às alterações significativas que esta trouxe às vidas das crianças e das suas famílias, a Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho), o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e o ProChild CoLAB estão a promover um projeto de intervenção comunitária, que realizará o rastreio e a avaliação de problemas de saúde mental das crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública do concelho de Guimarães.
Este projeto tem como objetivos:
- avaliar e monitorizar, em contexto comunitário, o impacto das medidas de saúde pública em período de pandemia na saúde mental de crianças entre os 3 e os 10 anos;
- validar a implementação de uma ação comunitária para dar resposta a problemas de saúde mental das crianças em contexto de pandemia.
A sua realização decorre em duas fases:
- Rastreio – a avaliação de problemas de saúde mental de todas as crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública do concelho de Guimarães. Para tal, será necessário o preenchimento, por parte dos/as encarregados/as de educação (que sejam titulares das responsabilidades parentais), de questionários online disponíveis na plataforma ProChild, acessível a partir do seu perfil na plataforma +Cidadania.
- Intervenção psicológica especializada, individualizada e gratuita para as crianças e famílias que necessitem. Esta segunda fase dedica-se exclusivamente às crianças e famílias, em relação às quais haja indicação de sinais de possíveis problemas psicológicos. Em caso de confirmação e de consentimento, a criança e família serão integradas em sessões de psicoterapia online ou presencial, conduzidas por psicólogos/as acreditados/as.
Para saber mais sobre este projeto e como participar, consulte a página do projeto aqui. Nesta página encontrará os passos que deve seguir para validar a sua participação.