A Subunidade de Psicologia Clínica e da Saúde presta serviços de ajuda dirigidos a pessoas com problemas de saúde mental e dificuldades associadas (exs., depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e de sono, dependência de substâncias, demência), bem como, intervenções destinadas a prevenir a saúde mental e física dos cidadãos, através da aprendizagem e manutenção de comportamentos saudáveis, relacionados com a alimentação, o exercício físico e os relacionamentos, com vista a evitar a doença e a saber lidar com o stress e doenças crónicas.

Programas a decorrer

Consulta de Psicologia Clínica na Infância

Consulta de Psicologia Clínica na Infância oferece apoio psicológico especializado à criança (dos 0 aos 12 anos), mas também à mãe, ao pai, à família ou a outros prestadores de cuidados. O objetivo é prevenir e/ou tratar problemas psicológicos ou problemas do desenvolvimento da criança, através de intervenções psicológicas baseadas na evidência científica. As sessões são online ou presenciais, individuais ou em grupo, com o bebé ou a criança, a mãe, o pai, a família ou outros prestadores de cuidados, de acordo com as necessidades do apoio psicológico.

Bárbara Figueiredo

Teresa Freire

Consulta de Psicologia de Adolescentes

A Consulta de Psicologia de Adolescentes (CaPAcitar) oferece serviços de consulta psicológica, workshops, e programas de intervenção em grupo. Os serviços prestados, baseados na evidência científica da atualidade, destinam-se a adolescentes e a outros significativos (ex. pais, professores) em relação aos mais variados contextos de vida (ex., escola, família, lazer). Todas as atividades oferecidas visam o tratamento e/ou a prevenção de dificuldades/problemas, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento positivo e o funcionamento ótimo de adolescentes na sua vida diária. Estes serviços são realizados na Associação de Psicologia, simultaneamente em Braga e em Guimarães.

Consulta de Psicoterapia com Adultos

A Consulta de Psicoterapia com Adultos dirige-se a jovens adultos e adultos diagnosticados com perturbações emocionais (ansiedade e depressão) e perturbações do comportamento alimentar. A avaliação e intervenção psicoterapêuticas são estruturadas com base em protocolos de tratamentos empiricamente validados.

Eugénia Ribeiro

Investigadora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho
Maria da Graça Pereira

Consulta de Psicologia da Saúde

A CONSULTA DE PSICOLOGIA DA SAÚDE engloba:

Consulta de Psicoterapia em Saúde e Doença focada na promoção da saúde individual e familiar, na recuperação do impacto físico e psicológico de experiências de saúde stressantes ou traumáticas ao longo da vida e na intervenção psicológica na doença. O acompanha-mento psicológico prestado inclui a prevenção da doença, a promoção da saúde e a reabilitação psicossocial em populações clínicas de adultos, jovens e crianças com diagnóstico de uma doença crónica (ex: diabetes, doença cardiovascular, doença oncológica, dor crónica) e populações não clínicas (ex: cuidadores/familiares de doentes crónicos), promovendo o bem-estar e a qualidade de vida.

Consulta de Intervenção Psicológica na Cessação Tabágica focada na intervenção psicológica na cessação tabágica diferenciada e adaptada ao perfil do fumador, na prevenção da recaída e na promoção de competências associadas a um estilo de vida saudável, promovendo o bem-estar físico e psicológico.

As duas consultas são realizadas na APsi-UMinho – Associação de Psicologia da Universidade do Minho, simultaneamente em Braga e em Guimarães.

Veja o vídeo de apresentação desta consulta aqui.

Consulta de Psiquiatria

A Consulta de Psiquiatria dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas mentais, emocionais ou comportamentais, com especial enfoque para as Perturbações de Ansiedade, Perturbações Depressivas, e Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Esta consulta, dirigida a jovens e adultos, é baseada numa intervenção clínica integrada e individualizada, com enfoque no modelo biopsicossocial.

Mariana Duarte Mangas

Psiquiatra
António Rui Gomes

Consulta de Psicologia do Desporto

Consulta de Psicologia do Desporto destina-se a atletas e demais agentes desportivos, incluídos nos diversos escalões competitivos e modalidades. As temáticas trabalhadas prendem-se com o treino de competências psicológicas (ex., gestão de stress, motivação, concentração, preparação mental, entre outras) e outras problemáticas relacionadas com a atividade desportiva (exs., coesão de equipas, relação treinador-atleta, conciliação do desporto com outras atividades de vida, entre outras).

Coordenação da Unidade

Eugénia Ribeiro