Na Subunidade de Psicologia da Justiça executam-se processos de avaliação psicológica forense no âmbito de processos cíveis, penais, promoção e proteção ou tutelares a pedido de tribunais e outras entidades públicas. Esta unidade conta também com avaliações para fins de intervenção. Nestes processos, o público alvo engloba crianças, jovens ou adultos em situação de vítimas, ofensores, processos de regulação das responsabilidades parentais, entre outros.

Olga Cunha
CONSULTA PARA PESSOAS OFENSORAS
Esta consulta oferece intervenções para jovens delinquentes e pessoas com comportamentos desviantes a nível sexual, físico e no contexto de violência doméstica, abarcando jovens e adultos sinalizados por estas problemáticas. O objetivo destas intervenções, que podem desenrolar-se individualmente ou em grupo, é prevenir a recaída nas situações abusivas e desenvolver mecanismos de autorregulação dos comportamentos desviantes. Os utentes são encaminhados maioritariamente por indicação dos tribunais ou de outras instituições de Justiça Penal ou Tutelar.
CONSULTA PARA PESSOAS VÍTIMAS DE CRIME
Esta consulta presta serviços de intervenção psicológica individual e de grupo, junto de crianças e adultos vítimas de crime com necessidade de apoio na interação com o sistema de justiça, com vista a prevenir o risco de revitimação, desenvolver mecanismos de proteção e estratégias para saber lidar (coping) com o contexto abusivo e promover a recuperação do bem-estar psicológico pós-vitimação.

Marlene Matos

DIVÓRCIO E CONFLITO JUDICIAL
No âmbito de processos de divórcio, pós-separação e/ou conflito parental foi desenvolvido o programa de intervenção psicológica para pais For2parents que tem como principais objetivos:
- Reduzir o conflito interpressoal, atitudinal e judicial entre os pais.
- Promover a coparentalidade funcional.
- Melhorar o ajustamento individual e (co)parental.
- Minimizar ou anular a situação de perigo a que os menores estão expostos.
- Contribuir para o bem-estar e ajustamento dos filhos.
Linha de Apoio e Prevenção do Assédio
A Linha de Apoio e Prevenção do Assédio presta um serviço gratuito e especializado de apoio psicológico à comunidade académica, contemplando intervenção psicológica a vítimas e testemunhas de assédio, assim como a ofensores que procurem ajuda e/ou tenham sido identificados neste âmbito.
Destinatários: Qualquer trabalhador da UMinho, designadamente docentes, investigadores, pessoal técnico, administrativo e de gestão, bolseiros, estagiários, bem como outros elementos da comunidade académica, nomeadamente os estudantes.
E-mail dedicado à receção de pedidos de apoio psicológico para casos de assédio em contexto académico: crise-APsiUMinho@apsi.uminho.pt

Supervisão Científica

Marlene Matos

Olga Cunha

Sónia Caridade
Coordenação
