A Subunidade de Psicologia Escolar e da Educação presta serviços de ajuda dirigidos a estudantes, docentes, famílias e outros agentes e instituições da sociedade envolvidos no ensino-aprendizagem e na educação integral dos cidadãos. Destina-se ainda a desenvolver intervenções no ensino básico, secundário e superior, para ajudar a resolver dificuldades já instaladas de motivação e aprendizagem, problemas de comportamento em sala de aula e na escola e decisões vocacionais e, ajudar, também, a prevenir dificuldades, apoiando a aprendizagem do papel de estudante, a gestão pessoal da carreira a médio e longo prazo, bem como, ajudar professores, pais e encarregados de educação e outros responsáveis a melhorarem as suas práticas educativas, na escola, em casa e na comunidade.

Guia

 

Programas a decorrer

Boletim de Carreira

Os Boletins de Carreira sao editados  e distribuidos à comunidade EPsi bimensalmente (primeiro e segundo semestres letivos).Constituem  uma atividade  da APsi UMinho integrada no programa Projectos, da iniciativa da Presidência da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, destinado a favorecer o desenvolvimento de carreira e a empregabilidade percebida dos seus estudantes. Para além destas atividades, o programa Projetos conta, ainda, com palestras, visitas e diferentes atividades curriculares transversais, ao serviço dos mesmos objetivos.

Consulta de Psicologia Educacional

A Consulta de Psicologia Educacional  tem como objectivo fundamental promover o bem-estar em contextos educativos (família, escolas, etc.) e intervir sobre problemas que aí ocorrem. No contexto da APSI-UMinho, a Consulta Psicológica Educacional aborda problemas de aprendizagem, de comportamento, de desenvolvimento e de parentalidade. Ainda que o foco essencial desta consulta sejam crianças e jovens, os adultos (por exemplo, pais, professores) constituem também um importante alvo de intervenção.

Veja o vídeo de apresentação desta consulta aqui.

João Lopes

João Lopes

Docente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho
Ana Daniela Silva

Ana Daniela Silva

Investigadora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho

Consulta de Psicologia Vocacional

A Consulta de Psicologia Vocacional visa apoiar jovens, jovens adultos e adultos, em tomadas de decisão escolares e profissionais, no planeamento da carreira, e na construção de projetos de vida, com uma atenção especial às questões da aprendizagem e do trabalho. São exemplos de públicos que podem beneficiar desta consulta, alunos em fase de transição escolar, estudantes universitários, investigadores e outros profissionais em fases de transição ou mudança de carreira.

Para mais informações veja o vídeo de apresentação desta consulta aqui e o vídeo da consulta para o 12º ano aqui

 

Coordenação da Unidade

João Lopes

João Lopes

Docente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho