Tendo em conta o estado de emergência de Saúde Pública de Pandemia, declarado pela Organização Mundial de Saúde, e observando as mais recentes evoluções da propagação da infeção por doença respiratória COVID-19, causada pelo agente Coronavírus SARS-CoV-2, tendo como linha de orientação as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a APsi-UMinho elaborou  um Plano de Contingência Interno para o SARS-CoV-2 e COVID-19.

O  Plano de Contingência traça os procedimentos a adotar perante psicólogos, psicólogos colaboradores, estudantes em formação graduada ou pós-graduada, administrativos, estagiários profissionais, membros da Direção ou coordenadores, clientes e aqueles que, por motivos profissionais ou outros, se desloquem às instalações da APsi-UMinho.

O Plano inclui um conjunto de regras gerais e de procedimentos específicos a serem seguidos nos diferentes cenários expectáveis de funcionamento da APsi-UMinho.

O Plano está em conformidade com as diretivas da DGS para infeção humana pelo Coronavírus (SARSCoV-2 e COVID-19) e define o nível de resposta e de ação da APsi-UMinho para minimizar os riscos de transmissão daquele agente patogénico. A aplicação do mesmo é dinâmica e modificável, de acordo com as novas informações e conhecimentos tornados disponíveis, que podem conduzir a novas medidas e implicar a atualização do mesmo.

O Plano de Contingência é disponibilizado AQUI, para que todos fiquem a par dos procedimentos a adotar e assim possamos minimizar os riscos de trasnsmissão. Pedimos que o leia com atenção e em conformidade com a APsi-UMinho seja um agente da saúde pública.