A Subunidade de Psicologia Social, Comunitária e das Organizações, presta serviços de ajuda dirigidos a necessidades e pedidos  de agentes, grupos e instituições da comunidade (exs., associações, tribunais, prisões, empresas, direções e governos locais e mais amplos).

Por um lado trata-se de intervenções destinadas combater e prevenir os comportamentos desviantes, as injustiças, desigualdades, e apoiar as vítimas e menos favorecidos, nos seus ambientes de trabalho, familiares, de vizinhança ou comunitários; com este foco, as suas intervenções especializadas contribuem igualmente para prevenir a doença mental e física, e promover o bem-estar pessoal e social. Na interface da Psicologia com o Sistema de Justiça, executa-se ainda avaliação psicológica forense, no âmbito de processos cíveis, penais, promoção e proteção ou tutelares, a pedido de tribunais e outras entidades públicas.

Numa outra vertente esta subunidade presta ainda serviços de avaliação e de intervenção em processos organizacionais e na gestão de recursos humanos.

Rui Abrunhosa

Rui Abrunhosa

Docente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho

Consulta para Ofensores

Esta consulta oferece intervenções para ofensores sexuais e ofensores em relações de intimidade, abarcando jovens e adultos sinalizados por estas problemáticas. O objetivo destas intervenções, que podem desenrolar-se individualmente ou em grupo, é prevenir a recaída nas situações abusivas e desenvolver mecanismos de autorregulação dos comportamentos desviantes. Os utentes são encaminhados maioritariamente por indicação dos tribunais ou de outras instituições de Justiça Penal ou Tutelar.  

Consulta para Vítimas de Crime

Esta consulta presta serviços de intervenção psicológica individual e de grupo, junto de crianças e adultos vítimas de crimes, com vista a prevenir o risco de revitimação, desenvolver mecanismos de proteção e estratégias para saber lidar (coping)com o contexto abusivo e promover a recuperação do bem-estar psicológico pós-vitimação.

Marlene Matos

Marlene Matos

Docente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho

Programas a decorrer

Consulta de Psicologia das Organizações e do Trabalho

Este serviço tem como objetivo principal, a prestação de serviços de avaliação e de intervenção em processos psicossociais e de mudança organizacional (por exemplo, avaliação de riscos psicossociais; cultura e clima organizacional), bem como na gestão dos recursos humanos – recrutamento e seleção, formação (diagnóstico de necessidades e avaliação de impacto) e avaliação de desempenho,  entre outras práticas.

Ana Veloso

Ana Veloso

Docente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho

Coordenação

Rui Abrunhosa

Rui Abrunhosa

Docente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho