O projeto In(School) – developing skills for life tem como objeto o desenvolvimento, implementação, e avaliação de um programa de treino cognitivo. A finalidade é melhorar a performance, e aumentar o sucesso académico entre as crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico.

Para este propósito, tratando-se de um projeto ERASMUS, serão implementados centros psicoeducativos no AE de Maximinos (Braga), VseUK Institute, (Eslovénia), Danilo Dolci Center (Itália), e European Animation Center (Grécia).

O público alvo são crianças inscritas nos territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP), com especial enfoque nas faixas etárias dos 5 aos 7 anos de idade. Os níveis de escolaridade selecionados, incluem educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, pelo facto de se revelarem períodos fulcrais no desenvolvimento das Funções Executivas (FE), fundamentais para a aprendizagem da leitura, escrita e cálculo.

Este programa destina-se a aumentar a prontidão escolar das crianças envolvidas, e consequentemente, o seu sucesso educativo.