No âmbito de uma parceria entre colaboradores da empresa OutSystems, a APsi-UMinho e investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Departamento de Informática da Universidade do Minho, foi desenvolvida a aplicação Psicovida.
A Psicovida é uma aplicação móvel gratuita, cuja missão principal é apoiar a comunidade nacional no atual cenário da pandemia COVID-19, assegurando o acesso equitativo a intervenção psicológica em crise.
Na sua vertente de intervenção psicológica, a Psicovida é uma extensão da Linha de Apoio Psicológico SOS COVID-19, seguindo o modelo de intervenção psicológica em crise desenvolvido por psicólogos especialistas da APsi-UMinho e descrito no artigo “Telephone-based psychological crisis intervention: the Portuguese experience with COVID-19”, publicado na revista internacional Counseling Psychology Quartely em junho de 2020 (Ribeiro et al, 2020).
De acordo com este modelo, a intervenção disponibilizada na PsicoVida está organizada em módulos especializados em função de necessidades específicas dos utentes e grupos de risco de maior impacto da pandemia COVID-19: stress e ansiedade, perdas e luto, idosos e seus familiares, gravidez, apoio na carreira, violência, gestão de dinâmicas e cuidados familiares.
Para além de um grupo de psicólogos com vínculo à APsi-UMinho, os psicólogos a colaborar na Psicovida são recrutados de uma bolsa de psicólogos da sociedade civil, cuja participação é voluntária e solidária, não devendo ultrapassar as 4 horas semanais.
De modo a garantir uma intervenção especializada no apoio psicológico em crise face ao impacto da pandemia COVID-19, os psicólogos têm acesso gratuitamente a um conjunto de materiais de formação desenvolvidos e disponibilizados pela APsi-UMinho para o efeito, assegurando-se, assim, um conjunto de orientações de intervenção em crise, de acordo com as melhores práticas.
A Psicovida disponibiliza uma linha de apoio psicológico que inclui estratégias de auto-ajuda e uma linha de intervenção em crise, com comunicação síncrona (telefone e/ou videochamada). A aplicação está disponível desde setembro de 2020 e foi amplamente divulgada na comunicação social. Os utentes podem descarregar a aplicação para iOS e para Android.
Em 18 de novembro passado, a Psicovida mereceu uma menção honrosa atribuída, pela revista Exame Informática ,no âmbito do Prémio anual “O Melhor do Portugal Tecnológico”, na categoria aplicação.
Saiba mais em http://www.psicovida.eu