Sessão Intermédia do Programa Mentorias UMinho

Realizou-se, no dia 8 de junho às 17h, a Sessão Intermédia do Programa Mentorias UMinho.  O evento arrancou com a intervenção do pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, seguindo-se apresentações dos mentorandos sobre “De que forma o programa Mentorias UMinho contribui para desenvolver as competências do futuro?” e terminando com a palestra “Competências para o Futuro”. A cargo do alumnus Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves.

Sobre as Mentorias UMinho

Este programa promovido pela Reitoria insere-se num projeto mais amplo, considerado inovador no contexto universitário nacional, ao possibilitar a lógica de formação global e contínua desde que os estudantes entram na universidade (Programa “Tutorias por Pares”), passando pelos finalistas de licenciatura e mestrado (“Mentorias UMinho”) até aos estudantes de doutoramento (“Mentoria Internacional”). Tem a coordenação geral do pró-reitor Guilherme Pereira e a gestão científica da professora Teresa Freire, da Escola de Psicologia da UMinho.

No âmbito deste Programa, a Mentoria apresenta-se como uma ferramenta de desenvolvimento profissional em que um profissional mais experiente (m​entor) ajuda, com base na experiência pessoal e profissional adquirida ao longo da sua carreira, alguém menos experiente (mentorando).

As duplas mentor/mentorando são de diferentes áreas de formação, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências transversais do mentorando e, consequentemente, torná-lo mais apto a enfrentar diversas situações profissionais, potenciando o seu crescimento pessoal e profissional.

A 5ª edição do programa Mentorias UMinho, integra 31 duplas – mentores alumni e mentorandos de todas as Unidades Orgânicas da UMinho. Destaca-se a participação das estudantes da Escola de Psicologia: Ana Tavares, Dalila Brito, Maria Amorim, Maria Barroso da Silva, Paula Baptista e Vanda Tavares. E os respetivos mentores de diferentes áreas de formação: de Engenharia: Ricardo Portela (Bysteel fs),  Alexandre Marques (ZF), Ângela Brandão (Primavera BSS), Laura Antas (Bosch) e Teresa Martins (NEADVANCE); de Enfermagem: Filomena Vieira (Fresenius Medical Care).