O Laboratório de Neurociência Psicológica, associado ao Centro de Investigação em Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, tem o prazer de anunciar o Simpósio “Cuidar em Contacto nos Cuidados Intensivos Neonatais”. Este evento tem como objetivo abordar o tema da promoção das experiências sensoriais de toque na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, especificamente o contacto pele-a-pele, numa perspetiva multidisciplinar.

📆 13 de outubro (9:30 – 13:00)

👉 Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Edifício 14), Braga

📌 Inscrições: https://forms.gle/7AUarHQkFkgSGSuz7

📋 Programa: Consulte aqui

Cartaz: Consulte aqui

Uma Abordagem Multidisciplinar: Este evento abordará a temática do toque afetivo numa perspetiva multidisciplinar. Serão exploradas perspetivas neurocientíficas, contando com os contributos valiosos da investigação sobre o toque afetivo, bem como a perspetiva clínica, através dos contributos de profissionais de saúde nas áreas da Psicologia e Neonatologia.

Participação da Comunidade: O Simpósio não se limitará ao ambiente académico. Também contaremos com a presença e as experiências de Associações de Pais de crianças prematuras, possibilitando a inclusão da perspetiva da comunidade na discussão.

Todas as comunicações serão moderadas por membros de diferentes áreas disciplinares associadas à Universidade do Minho, nomeadamente da Escola de Psicologia e da Escola Superior de Enfermagem.

Público-Alvo: O Simpósio é destinado a profissionais de saúde, investigadores, estudantes e o público em geral interessado na temática. Familiares e cuidadores de crianças que passaram por cuidados intensivos neonatais também são especialmente convidados.

Inscrições: A participação no Simpósio é gratuita, mas requer inscrição prévia. Por favor, inscreva-se até ao dia 11 de outubro preenchendo o formulário de inscrição disponível [aqui].

Certificado de Participação: Todos os participantes receberão um certificado de participação. Os certificados serão enviados após o Simpósio, para o e-mail facultado no formulário de inscrição.

Apoio Fundamental: O Simpósio conta com o apoio da APsi-UMinho – Associação de Psicologia da Universidade do Minho, da XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro e da Nascer Prematuro – Associação Portuguesa de Pais de Bebés Prematuros.

Para mais informações, por favor, entre em contato através do e-mail bebescientistas@psi.uminho.pt.

Esperamos contar com a sua presença e agradecemos igualmente a partilha da divulgação do Simpósio junto dos seus contactos.